quarta-feira, 20 de abril de 2011

Raças de Gatos Domesticos



Gato Abissínio








Ficha

Características físicas: cabeça triangular com contornos arredondados, testa e crânio suavemente curvos; pescoço arqueado; focinho não ponte-agudo; orelhas grandes, levemente ponteagudos; olhos ouro, verdes, cobre ou avelãs, amendoados, grandes; corpo médio, musculoso, dorso levemente arqueado; pernas finas e longas; pés ovalados e compactos; rabo longo e afilado.
Pelagem: média, densa, de textura fina com 4 a 6 bandos de cores alternadas, escuras nas pontas dos pêlos e claras na raíz e subpêlo lanudo. Sem manchas brancas no corpo, exceto nas narinas, queixo e parte superior do pescoço. Marcas tigradas nas pernas e cauda podem indicar mestiçagem e são falta desqüalificante nas exposições.
Cores: ruddy (tons de abricot e preto); sorrel (mescla de vermelho e tom de abricot mais intenso); blue (tons creme com coloração cinza-claro e escuro) e beige-fawn ( tons de camurça rosado mesclado com coloração camurça mais forte) e silver (subdividida em 4 tonalidades, todas com a predominância de prata, reconhecida só na Europa). Obs: filhotes nascem laranja-escuros com manchas pretas ou quase preto. Cores começam a surgir na 6ª semana e podem finalizar só aos 6 meses ou mais.
Cuidados: escovações quinzenais com escova de cerdas macias, contra e à favor do pêlo. Limpar orelhas com cotonete e água boricada semanalmente até os 8 meses de vida e depois só quando sujas. Corte regular só das unhas da frente (as de trás gastam naturalmente).
Ninhadas: 3 a 4 filhotes, podendo ultrapassar.
Tempo de vida: média de 12 anos.


American Short Hair





Ficha

Características: deve assemelhar-se a um atleta com corpo forte, musculoso. A cabeça é ovalada. Pescoço forte, com espessura constante e ligeira curvatura; orelhas médias arredondadas nas pontas e inseridas afastadas; olhos grandes, largos, alertas, bem separados com ligeira inclinação para cima e, dependendo da coloração da pelagem, nas cores cobre, ouro, verde, azul, avelã e um olho com cor diferente do outro; focinho quadrado; pernas musculosas e patas firmes, cheias, redondas com almofadas pesadas e 4 dedos na frente e 5 atrás. Os ombros, peito e patas traseiras bem desenvolvidos. A cauda de tamanho médio, espessa na raiz, afilando abruptamente, deve ter o comprimento igual à distância dos ombros à base da mesma. Evite os exemplares com excessiva robustez ou alongamento, com cauda muito curta, pelagem longa e macia e olhos protuberantes, características indesejáveis segundo o padrão da raça.
Pelagem: curta e densa para proteger do frio e a pele de machucados superficiais e nunca fina, longa ou suave.
Cores: 61 reconhecidas pela CFA entre branco, preto, azul, vermelho, Silvers, Chinchillas, Cameos, Shadedes, Smokes, Tortoiseshells, Creams, Tabbies e bicolores, exceto os exemplares nas cores chocolate, sable, lavanda, lilás, cores de Siamês e com marcação tabby do Abissínio. O padrão da The Internacional Cat Association - TICA reconhece todas as cores.
Peso aproximado: fêmeas 4,5kg - machos 6,3kg.
Reprodução: amadurecem sexualmente rápido. Ninhada média de 4 filhotes, cujas cores são identificáveis ao nascer, exceto os smokes.
Tempo de vida: 15 a 20 anos.


Balinês





De uma forma geral, se aceita que o gato Balinês é uma derivação do Siamês, uma mutação espontânea de pêlo longo.
Seu temperamento é como do Siamês: alegre, brincalhão, inteligente, alerta, curioso. Além do pêlo mais longo, outra diferença é seu timbre de voz mais suave e menos falante.
Sua pelagem é simples e não dupla, como na maioria dos gatos de pêlo longo. Por isso, seu pêlo fica mais liso e junto ao corpo.
As cores padrão são as mesmas do Siamês.
No Brasil é uma raça muito rara, possuindo apenas um criador.


Bengal
 


Foi desenvolvida por Jean Mill nos EUA, a partir de uma fêmea de Leopardo Asiático e de um gato doméstico.
O Leopardo Asiático possui o mesmo número de cromossomos que um gato doméstico, por isso alguns dos filhotes híbridos podem nascer férteis.
O Bengal mantém os reflexos rápidos de seu ancestral selvagem. Mas deve ser afetuoso com seu dono.
Apesar de descender de felinos selvagens, o Bengal ronrona e as vezes mia forte.
Sua cabeça deve ser grande, orelhas pequenas de pontas arredondadas. Olhos grandes e ovais, verdes ou amarelos.
Corpo longo, com ossatura pesada.
A extremidade da cauda deve ser preta; a barriga com marcas; as almofadas das patas em acordo com a cor do corpo e com a mesma cor das demais patas.
Pelagem: curta, cheia e macia como uma seda, com as pintas dispostas de forma horizontal, de preferência formando rosetas. Pode ter padronagem semelhante ao mármore.
Marcas brancas no corpo e marcação tigrada devem ser evitadas.



Sagrado da Birmânia







Muito sensível e apegado ao dono, sofre de melancolia e depressão se o dono se ausentar por muito tempo. Já com relação a estranhos é reservado e não permite que o toque, chegando a rosnar e morder caso haja insistência.
Seu tamanho deve ser médio; corpo ligeiramente longo; pés redondos; estrutura forte, bochechas redondas; testa pouco arredondada; nariz médio sem stop; orelhas pequenas mas não tanto quanto as do Persa, inseridas bem separadas; olhos azuis, ligeiramente ovais. Pelagem com textura sedosa e semi-longa e com pouco subpêlo. As pontas (face, orelhas, cauda, pernas e genitais) de coloração mais escura
em contraste com a cor creme ou bege do corpo. O branco (simétrico) das 4 patas brancas deve ir até a articulação com as pernas.
As marcações nas extremidades só aparecem com 4 a 5 meses de idade.
São reconhecidas 17 cores subdivididas em 4 grupos - Point (Red, Seal, Blue, Chocolate, Lilac e Cream), Tortie Point (Seal), Tabby Point (Cream, Seal, Blue, Chocolate, Lilac e Red) e Tortie Tabby Point (Seal, Blue, Chocolate e Lilac). Essas cores devem ser lisas e contrastar bem com o corpo. São indesejáveis manchas brancas na barriga e nos genitais, partes escuras das patas e peito e luvas subindo muito por trás das patas.



British Short Hair






Considerada a raça inglesa mais antiga.
Quando o Império Romano invadiu a Bretanha há 2 mil anos atrás, levou junto com suas tropas, gatos que iriam se adaptar perfeitamente ao solo britânico, ajudando a combater roedores nas cidades e nos campos. Assim surgiu a raça British Short Hair.
Sua primeira apresentação em uma exposição foi em 13 de março de 1871, no Cristal Palace de Londres.
A princípio o valor da raça estava na sua resistência física e em sua habilidade para caçar, mas logo também foi reconhecida por sua lealdade ao dono e seu temperamento calmo.
Por ser extremamente inteligente, é a raça preferida de treinadores para filmes em Hollywood e comerciais de televisão.
De porte compacto, tamanho médio a grande, com aparência robusta e forte, cabeça maciça, nariz curto, olhos grandes e redondos, peito largo e pescoço, pernas e rabo curtos.
A cor dos olhos, do nariz e das almofadas plantares deve combinar com a coloração predominante da pelagem.
Sua pelagem é abundante, suporta tanto temperaturas extremamente frias como as elevada, neste caso, ocorre a queda mais acentuada de pêlos.
É meigo e sociável, bom companheiro, carinhoso. Se apega facilmente a quem lhe dá amor e carinho. Não costuma miar e quando o faz é num tom baixo.
Muito brincalhão quando jovem e mais sossegado quando adulto.
Suas cores são todas as sólidas, escamas de tartaruga, tabbys (tigrados), silvers (prateados) e particolors.




Bobtail Japonês







Eles podem apresentar pêlo curto ou longo.
São fortes e saudáveis, os recém-nascidos são maiores do que os de outras raças e costumam se desenvolver mais rapidamente também. Seus filhotes são resistentes à doenças e com baixa taxa de mortalidade.
São ativos, inteligentes e "faladores", adoram a companhia humana e gostam de andar no ombro dos donos.
Não se estressam com facilidade, tolerando bem viajens, exposições e se dão bem com outros animais e crianças.
Sua cauda pequena é característica da raça, sendo única e individual, como uma impressão digital.
Não existem duas caudas iguais.
A cauda não deve ter mais do que 3 polegadas e se harmonizar com o resto do corpo.





Chartreux










Raça presente em documentos desde o séc. 16, é reconhecido e admirado na França pela sua pelagem de textura e cor únicas.
Machos e fêmeas são de grande beleza, sendo que os machos apresentam maior vigor físico.
A pelagem dupla é macia e viçosa, de um cinza azulado, fazendo com que pareça muita maior do que realmente é.
Seu miado não é forte e macho e fêmea são dedicados a sua família humana. Gostam de ficar em lugares altos, como árvores e precisam de espaço para suas atividades.
Gostam de brincar com outros animais e crianças, aprendem rápido seu próprio nome e atendem quando chamados.
Os filhotes são precoces. A maturidade chega aos 3 anos, passando por um estágio longo de adolescência, até que apresente todo o seu vigor físico de um adulto.






Cornish Rex







Gato de tamanho pequeno a médio, seu corpo é bem esgalgado lembrado os cães da raça wippet– com o pêlo curto, todas as cores são aceitas. Os seus olhos são médios a grande e ovulados, cabeça oval, orelhas grandes e cauda comprida e fina. O Cornish Rex é muito esperto e amoroso, adora a sua família e é muito ativo (adora brincar).
Ele é um excelente animal de estimação e ama estar com as pessoas. O seu pêlo quase não cai, é uma animal vivo é extremamente afetuoso e nem um pouco tímido com desconhecidos, é um gato que se adapta muito bem as mudanças de ambiente e do cotidiano, Possui um nível de atividade muito alta.
A popularidade da raça foi atribuída principalmente a sua aparência original, atraindo a atenção imediata. A aparência incomum da raça tem uma grande apelação para aqueles indivíduos com gosto diferenciados. Mas o seu pelo ondulado não é sua única característica original. Seu corpo esgalgado como a de um galgo sugere ao nível de atividade elevado desta raça
É um animal originário da Inglaterra.





Egyptian Mau




O Egyptian Mau é uma raça fascinante, não só pela sua aparência e temperamento, mas também por sua história.
Mau em Egípcio quer dizer “gato”.
Essa raça é documentada desde o antigo Egito. Alguns estudiosos acreditam que a raça descende de uma espécie de gato selvagem africano, domesticado pelos egípicios.
O seu papel na religião, mitologia e na vida do Egito, demonstra o quanto são queridos. Eram adorados como sagrados, tidos como animais de estimação, protegidos pela lei e mumificados pelos seus donos quando morriam.
A raça chegou à América do Norte em 1956, através de uma princesa russa exilada.
É a única raça de gato doméstico que possui manchas naturais.
É extremamente inteligente, apegado e dedicado à sua família humana.
São calmos e costumam expressar alegria vocalizando melodiosamente e abanando sua cauda rapidamente.
Seu corpo é elegante, com manchas distribuidas de forma aleatória. Seus olhos são verdes e expressivos, as linhas na sua máscara lhe dão um ar preocupado. Sua corrida é graciosa como o de um Guepardo.
Seu pelo pode ter 5 cores: prata, bronze, esfumaçado, preto e azul.





Maine Coon





Maine Coon é o gato americano de pelo longo.
Foi reconhecido primeiramente como raça no estado do Maine nos EUA, onde era valorizado e muito reconhecido por sua habilidade em caçar ratos.
A própria natureza o moldou como um gato forte e robusto, para suportar os invernos severos e a grande variedade de temperaturas da região, assim como o trabalho árduo de caçar ratos em fazendas.
Sua natureza amável, docilidade e inteligência são bem reconhecidas.
Se dão bem com crianças e cães. Gostam da companhia humana.
O que mais impressiona na raça, além da sua beleza, é o seu tamanho, que pode chegar ao triplo de outras.
Um macho pode chegar a pesar 11 kg. Seu comprimento supera os 50 cm, sem contar a cauda.
As fêmeas pesam de seis a sete quilos, e as maiores chegam a atingir oito ou nove quilos.
Seu pêlo é sedoso ao toque e a cor de pelagem tigrada é a mais frequentemente vista.



Pêlo Curto Brasileiro






De vira-lata a primeiro gato de raça brasileiro reconhecido em 1998 pela World Cat Federation.
Assim como ingleses e americanos transformaram gatos de rua em gatos de raça, surgindo, assim, o British Shorthair (Britânico de Pêlo Curto) e o American Shorthair (Americano de Pêlo Curto); por ter uma tipologia padrão, nosso gato de rua também mereceu reconhecimento como raça.
O Pêlo Curto Brasileiro é originário dos gatos aqui introduzidos pelos europeus por ocasião da colonização do país.
O Pêlo Curto Brasileiro é um gato forte, a pelagem é curta e os olhos de cor preferencialmente combinando com a da pelagem. O temperamento é brincalhão, alegre, ativo e muito apegado ao dono, inteligente e aprende as coisas com facilidade, excelente caçador, resistente a doenças, amistoso e apegado ao dono, mas se não encontrar carinho e afeto onde vive, pode procurar outro lugar para viver.
A Federação Brasileira do Gato está dando registro inicial (RI) para os exemplares que se aproximam do padrão da raça e também registro definitivo (LO) para os que conseguirem determinado número de títulos em exposições ou forem provenientes de gerações cruzadas segundo determinadas regras.
Para obter o registro, é só apresentá-los para exame na FBG.






Siamês
 


Existe o Siamês oficial, de corpo bem longilíneo, orelhas grandes e cabeça triangular, e o não oficial do tipo mais encorpado, de orelhas pequenas e cabeça redonda, tão comumente visto por nós.
Aparentemente o tipo extra-oficial tem a preferência do grande público, que o prefere ao refinamento estilizado do tipo oficial.
A forma tradicional do siamês é a "máscara de foca" (seal-point), pontas castanho-escuras contrastando com o corpo castanho-claro.
Outras cores incluem "pontas chocolate" e "pontas azuis".
Uma coloração rara são os "pontas lilazes", onde o pêlo corporal é branco-glacial com pontas acinzentadas. Ultimamente novas cores se desenvolveram.
As pontas escurecem com a idade, portanto siameses jovens apresentam pontas mais claras.

Sphynx






Em 1966, em Toronto, Canadá, uma gata doméstica deu a luz a um gatinho totalmente sem pêlo. Descobriu-se ser ele uma mutação natural e assim nasceu a raça Sphynx, totalmente sem pêlo.
Durante 30 anos foi feito por criadores todo um trabalho de seleção e aprimoramento genético, o que fez a raça ser robusta e praticamente sem problemas de saúde com baixa mortalidade de filhotes.
Na verdade, o Sphynx não é totalmente sem pêlo, ele possui uma fina penugem, como um pêssego.
Eles podem ter qualquer cor, e esta é observada no pigmento da pele e nas suas penugens. Seus olhos são bem dourados.
Sua aparência não é muito bonita, mas são ideais para amantes de gatos que sejam alérgicos a pêlo.
Por não terem a proteção do seu casaco natural de pêlo, não podem se expor ao frio. Também correm um risco maior de se machucarem por sua pele ser mais exposta.





Nenhum comentário:

Postar um comentário