sábado, 23 de abril de 2011

GATOS DE DESENHOS ANIMADOS

GARFIELD




Criado por Jim Davis em 1977 – que se inspirou na sua infância, tendo crescido numa quinta na companhia de mais de 25 gatos! – o nome Garfield é uma homenagem ao avô do cartoonista. Ora, esta bola de pêlo laranja e preta destacou-se e celebrizou-se pela sua acentuada preguiça, pelo seu horror às segundas-feiras, pelas traquinices constantes e a obsessão louca por lasanha! O seu dono, o cartoonista John Arbuckle, divide as suas atenções entre o seu gato e um cão – o Odie – que o Garfield adora tantalizar! Não é todos os dias que conhecemos um gato como este que continua a animar, ainda hoje, as páginas de mais de 2500 jornais, sem esquecer os filmes e videojogos. Temos que almoçar um dia destes Garfield… conheço um restaurante italiano que vais adorar!

HELLO KITTY 

A Hello Kitty é, sem qualquer dúvida, a gata mais famosa do mundo! Nasceu no Japão, em 1974, e temos de agradecer à Sanrio por ter posto esta gata-deusa no universo dos felinos! Giríssima e sempre muito fashion, não sei o que gosto mais: se das botas que ocasionalmente usa, se do laço que tem sempre na cabeça! Prrrrrrrrrrrrr.... Bem, onde é que íamos? Ah, curiosamente a Hello Kitty foi pensada para agradar exclusivamente ao público infantil e a verdade é que não só o conquistou, como contagiou todos os outros públicos femininos que havia para conquistar. Mais conhecida do que os tremoços, acho que não deve haver objecto no mundo que não tenha a sua cara laroca estampada no mesmo... e tudo orgulhosamente exibido por mulheres dos 8 aos 80! Apesar da sua agenda hiper-preenchida, vou tentar a minha sorte: “Hello, Hello Kitty, vamos jantar sexta-feira à noite?”…x

GATO DE CHESIRE

 

    O gato de “Alice no País das Maravilhas” nasceu em 1865 graças à imaginação soberba de Lewis Carroll que o baptizou com o nome da sua terra natal – Chesire. Esta personagem cómica, tão depressa aparecia como desaparecia nas aventuras de Alice, proporcionando conversas engraçadas – e por vezes muito enervantes – a Alice que diga! O Gato de Chesire celebrizou-se pelo seu sorriso malandro que, numa cena bem conhecida, a imagem deste felino vai desvanecendo até se ver apenas o seu enorme sorriso. Isto leva Alice a comentar que já muitas vezes tinha visto um gato sem um sorriso, mas nunca teria visto um sorriso sem um gato – uma frase que ficou para a história! Tanto até que surgiu o ditado “sorrir como um gato de Chesire”, usado para descrever alguém que sorri de forma malandra! Só de o ver, já me dá vontade de rir.

O GATO De botas

Talvez um dos felinos mais famosos de sempre, é este espectacular Gato das Botas que nasce da pena do escritor francês Charles Perrault em 1697 para protagonizar um conto de fadas simplesmente delicioso: utilizava os seus truques felinos para conseguir grandes riquezas para o seu pobre dono, entretanto transformado num príncipe. ”Velho” pode estar a pensar…mas velhos são os trapos meus amigos! O Gato das Botas tem umportfolio artístico de lhe fazer roer a cauda de inveja: vários livros, incluindo banda desenhada, dezenas de filmes, duas séries televisivas, um videojogo e até uma ópera! Mais recentemente, fez-nos chorar de tanto rir na divertida trilogia “Shrek”, com a magnífica voz de António Banderas. E ainda está aí para as curvas! Será que não precisa de um parceiro para o Shrek 4 .

FRAJOLA

Um dos gatos mais premiados de Hollywood (3 Óscares!), Silvestre é um felino bem traquina que não vive sem perseguir a sua presa preferida – o Tweety! Com mais de 100 aparições em episódios com a assinatura Looney Tunes entre 1945 e 1966 não haverá, certamente, um gato mais persistente! Conhecido pela sua maneira muito particular de balbuciar a famosa expressão “santa estupidez”, foi ainda protagonista nas películas hollywoodescas “Roger Rabbit” e “Space Jam”, entre muitas outras participações fabulosamente felinas. 

TOM

Parte hilariante da mais conhecida dupla de gato e rato, o Tom vive para atazanar o Jerry e vice-versa! Criado por William Hanna e Joseph Barbera são 114 os episódios divertidos que puseram o gato atrás do rato entre 1940 e 1957 e que já lhes valeram sete Óscares da Academia! A caça infrutífera ao Jerry faz do Tom um gato que é facilmente “enganado” pela esperteza do Jerry… uma dupla adorável que, no fundo, não conseguem viver um sem o outro! A sua popularidade atingiu tal nível que voltaram e não saíram do pequeno ao longo das décadas de 80 e 90. A viragem do século manteve-os na televisão com temporadas curtas recheadas de aventuras loucas, sem esquecer os DVDs, videojogos, livros e inúmeras participações especiais em outros filmes.  

 

tOP cAT 




 
O personagem central, Manda-Chuva - chamado de M.C. por amigos próximos - é o líder de uma gangue de Nova York de gatos de rua: Bacana, Espeto, Batatinha, Gênio e Chu-Chu. Manda-Chuva e sua gangue foram inspirados por personagens da comédia popular You'll Never Get Rich (mais tarde chamada de The Phil Silvers Show). Também foi dito que os Bowery Boys influenciaram o programa. Maurice Gosfield, que interpretou o Corsário Duane Doberman de The Phil Silvers Show, também emprestou sua voz a Batatinha em Manda-Chuva (a aparência grandiloquente de Batatinha foi baseada em Gosfield). Outra possível fonte de material foi Joca e Dingue-Lingue, um segmento de Dom Pixote, que também tinha paralelismo com The Phil Silvers Show.


Nenhum comentário:

Postar um comentário